builderall

Mais do que um Caminho, um Despertar

Mensagem aos amigos Peregrinos do Brasil

Acácio da Paz, Gisneide Everdosa e Orietta Prendin

quando se PRATICA a volta, 
pode-se ver melhor 
os DOIS lados de 
CADA coisa". 
O Caminho de Santiago de Compostela é uma antiga peregrinação que, em seu último trecho, percorre o norte da Espanha através das comunidades autônomas de Navarra, La Rioja, Castilla-León e Galícia. De fato, toda a Europa é um enredo de caminhos e todos eles com um único objetivo: a tumba de Tiago, o Apóstolo. 
Onde começa o Caminho de Santiago? 
Quando atendemos ao "chamado" do Caminho, começamos a procurar livros e guias para nos informarmos e fazerem um plano de viagem. Nesse momento só pensamos no local da partida, como chegar até ele, a mídia, etc. esquecendo onde realmente vamos começar: nossa casa, o único lugar onde tudo começa.
Como chegar lá? 
Uma vez que estejamos cientes de que o Caminho começa em nossa casa, devemos decidir de onde começaremos a peregrinação. Evidentemente, no passado, isso não era porque todos estavam embarcando na viagem para Compostela de sua própria casa. Hoje, os meios de transporte facilitam a viagem, proporcionando-nos um maior número de possíveis começos. Os mais comuns são Saint Jean Pied de Port, na França, Roncesvalles e Somport, na Espanha.
[…] Se a motivação de sua peregrinação é espiritual ou não, lembre-se que a terra em que você pisa é sagrada: o respeito pela Mãe Terra também faz parte da atitude do andador. Ela não se percebe nos discursos ecológicos, mas através da profunda gratidão pelo canto dos pássaros e pelas cores que iluminam seu nascer do sol, pelas flores que perfumam o caminho que você passa e pelo lugar agradável na grama macia e fresca que serviu de cama em um momento de descanso. Por esta razão cada pedaço de papel que você coleta e armazena em sua mochila preservará a beleza de seus passos e será como um doador para o que está atrás de você.
No Caminho vem a pessoa que está disposta a viver a simplicidade e fraternidade, que está procurando um verdadeiro encontro consigo mesmo, com os outros e com a Vida através do Silêncio.Muitas pessoas perguntam se caminhar tanto ao sol, chuva e às vezes até com neve, carregando mochila, bolhas, cansaço, fome e sede, não é uma espécie de masoquismo ou autoflagelação. Achamos que a firmeza de seus passos lhe dirá que o esforço gasto e a superação de obstáculos, muitas vezes criados por você, não tem nada a ver com sacrifício. O peregrino é aquele que atravessa os campos do Senhor e deve estar com essa dignidade e com esse respeito que o andarilho sempre caminha para a frente, rumo ao encontro consigo mesmo, com o divino e com seus companheiros.
 
Já terminou seu Caminho, e agora o que fazer? 
É o momento de voltar a casa. Alguns, poucos, retornam o Caminho para voltar a casa andando, a maioria faz em muito pouco tempo o recorrido o que lhe custou muitos dias de suores até chegar outros a Compostela.
Talvez ainda não sejas consciente de que a volta a casa é a etapa mais difícil do Caminho, quando chegues a tua cidade e não encontras nenhuma flecha amarela e você tem que saber para onde tem que ir, quando deves de novo adaptar-se a vida ordinária que ao começo de teu Caminho tanto lhes custou deixar atrás.
Procura que teu caminho, tuas dores, todas as experiências que foi acumulando durante estes dias não fiquem esquecidas, guarda-las em teu coração com mais cuidado que a Compostela, ao fim do cabo não é mais que um papel, mas o que tu viste e viveu na peregrinação é muito mais importante.
Todo o que foi descoberto no Caminho tem que tentar seguir vivendo-lo em tua vida diária. Que a oração siga sendo teu cajado para o caminho de cada dia, que os sacramentos te sirvam como flechas amarelas que te orientam na vida e sigas buscando as pegadas de Cristo o peregrino que caminha a teu lado.
Quando o necessites volte ao Caminho como peregrino ou para ser hospitaleiro voluntário ou participe de algumas jornadas programadas em nosso refúgio, ou em sua associação local ajudando-os a terem novamente o contato ao caminho. 
Sobre tudo nunca deixes de caminhar, nunca deixes de buscar, e nunca esqueça que segues estando no caminho até uma meta que ainda não alcançaste.

Você pode também efetuar a reserva através do Booking